A musculação como arma contra o envelhecimento

Dentre todas as atividades físicas a musculação apresenta benefícios diferenciados que podem retardar o peso do passar dos anos.

O envelhecimento é um processo que todo ser humano passa, contudo, em sua maioria as pessoas buscam retardá-lo o máximo possível através de tratamentos estéticos, uso de medicações e outros métodos. Porém, diversas pesquisas já apresentaram que a musculação pode ser uma excelente e saudável opção para quem busca passar por esse processo com uma melhor condição e qualidade de vida.

A prática de musculação vai muito além de fatores estéticos, sua realização auxilia na diminuição de perda muscular, melhora flexibilidade e condições funcionais, além de gerar mais força e disposição. Todas essas características proporcionam uma redução dos sintomas de depressão e colaboram no tratamento de osteoporose, hipertensão e diabete.

O desenvolvimento do exercício muscular pode colaborar para a correção de problemas posturais, aceleração do metabolismo, fortalecimento do sistema imunológico, bem como melhorar o humor, libido e autoestima.

Muitas vezes atrelamos a falta de atividade física com o envelhecimento, acreditando que certas doenças são manifestas devido o avanço de idade, contudo, a realidade é que um estilo de vida sedentário é que contribui para o aparecimento de enfermidades e problemas.

Este processo se torna cada vez mais relevante e verídico, visto que pesquisadores pioneiros ganhadores do prêmio Nobel de Medicina em 2009 apontaram em suas pesquisas a eficácia da musculação para retardar o envelhecimento.

A cada dia as pessoas têm se conscientizado desta realidade e passaram a incluir atividades físicas em sua rotina. A musculação é um caminho que pode te possibilitar novas descobertas em seu bem-estar diário, gerando resultados a curto e longo prazo.

(Fonte da Imagem: https://br.freepik.com/fotos-premium/mulher-idosa-com-cabelo-curto-loiro-segurando-halteres-nas-maos-e-se-exercitando-em-pe-na-sala_10517808.htm#page=1&query=idosos%20muscula%C3%A7%C3%A3o&position=1)

Fonte:

https://www.bbc.com/portuguese/geral-47638886

Revista Dieta Já! Ed. 249

https://www.minhavida.com.br/fitness/materias/30932-como-a-musculacao-age-para-amenizar-os-efeitos-do-envelhecimento

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *