Óleo de cozinha: aliados ou vilões?

Conheça os diferentes tipos de óleos de cozinha e seus benefícios para a saúde

Atualmente muitas pessoas têm buscado novos meios para substituir o famoso óleo de cozinha ou óleo soja, um dos itens mais utilizados na cozinha brasileira. Porém, esta busca sempre vem seguida da questão “Qual o óleo menos prejudicial à saúde?”. Bom, se você já se fez essa pergunta ou passou por situação semelhante, fique tranquilo! Hoje vamos falar um pouquinho sobre alguns os óleos que são considerados saudáveis para a nossa saúde.

  • Azeite de oliva: se você vai preparar algum prato que não vá ao fogo, o azeite é uma excelente opção. Além de ser saudável, ele auxilia na saúde cardiovascular, favorece o controle do colesterol e funciona como antioxidante.
  • Óleo de coco: apesar da maior parte da sua gordura ser classificada como saturada, este óleo, quando absorvido pelo corpo, não é transformado em gordura, mas em energia. Além disso, ele possui propriedades que protegem o nosso organismo de algumas doenças, pois contém propriedades antibióticas. Diferentemente do azeite, o óleo de coco pode ser aquecido, pois não libera toxinas quando exposto a altas temperaturas.  
  • Óleo de gergelim: muito utilizado na cozinha oriental, o óleo de gergelim é uma ótima opção para os pratos que vão ao fogo. Ele é considerado um excelente antioxidante natural que possui ação antibacteriana, além disso, auxilia na melhoria da circulação sanguínea, combate as dores da artrite e ajuda no controle da glicemia.
  • Óleo de milho: Rico em vitamina E, o óleo de milho auxilia no combate aos radicais livres que danificam as células do nosso corpo. Além disso, ele concentra fitosteróis, substâncias que auxiliam na redução do colesterol. 

E aí, já escolheu o seu preferido?

É válido ressaltar que apesar de haver óleos mais saudáveis que outros é fundamental que não haja exageros no consumo dos mesmos, afinal, tudo o que é demais pode trazer resultados negativos para a saúde.

Fonte:

https://melhorcomsaude.com.br/os-melhores-piores-oleos-cozinha-saude/

https://saude.abril.com.br/alimentacao/a-verdade-sobre-os-oleos/

https://www.dicasdemulher.com.br/qual-o-melhor-oleo-de-cozinha-confira-orientacao-de-especialistas/

Link da imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/prato-de-pao-e-oleo-na-mesa-de-cozinha_2415716.htm#page=10&query=%C3%B3leo+de+cozinha&position=3

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *