Como você faz a escolha do seu tênis para a Academia?

Utilizar o calçado correto para a realização de sua atividade física é super importante para resultados sadios e eficazes.

Na prática de qualquer atividade física alguns fatores são muito importantes de serem lembrados e avaliados, um deles é a utilização de um tênis adequado que proporcione maior conforto ao se exercitar e também auxilie na prevenção de lesões.

A escolha do tênis é importante porque minimiza as consequências da sobrecarga gerada pelo impacto da pisada errada no solo evitando acidentes, lesões e fraturas tanto nos pés como nos joelhos, quadril e nas vértebras. Isso porque, esse impacto que o corpo sofre durante a atividade física é transmitido das pontas dos pés até a coluna vertebral.

Mais importante do que ter um tênis novo ou um caro, é ter um que seja confortável, e que preferencialmente, apenas o dono dele o utilize, pois quando várias pessoas usam o mesmo pode-se ocasionar a deformação da estrutura do calçado, o que consequentemente diminui a sua eficácia na prevenção de lesões.

Atualmente, há uma grande quantidade de modelos para cada tipo de atividade que deseja praticar. Esse é um fator que não simplifica a escolha certa, porém, basicamente, você deve buscar um calçado que ofereça proteção, apoio, flexibilidade e que tenha uma boa respirabilidade.

Proteção

Para o treino é necessário que o tênis garanta proteção ao seu pé, proporcionando qualidade de recursos para absorver impactos, fornecer estabilidade, aderência, tração e outros tipos de suporte quando preciso.

Apoio

A entressola é um dos pontos mais importantes a serem considerados. O ideal é uma entressola de espessura que forneça suporte adequado e que, ao mesmo tempo, permita a sensação de que se está firme no solo.

Outro aspecto importante da entressola é a sua capacidade de amortecimento, que deve ser capaz de proteger durante saltos, corridas e qualquer treino de alta intensidade. O tênis deve ter uma construção que recebe materiais de qualidade que resistam às pressões, fricções, impactos e outros tipos de estresse que um treinamento intenso provoca.

Flexibilidade

Um calçado flexível garante liberdade e agilidade de movimentos, ele deve ter pontos exatos de flexibilidade, que estarão equilibrados com os pontos de suporte e apoio. Isso garante que o tênis não te dê liberdade de movimento quando, na verdade, o que você precisa é de estabilidade durante determinado treino.

Respirabilidade

Um tênis respirável permite que haja um fluxo de ar no seu interior. E isso ocorre quando o tênis apresenta um cabedal de feito de malha de tramas abertas e com elementos estruturais bem posicionados. Calçar um tênis que permite a respiração dos pés evita o superaquecimento e outros efeitos indesejados como, por exemplo, odores, fungos e que seu pé escorregue no interior do calçado.

Fontes:

https://blog.queimadiaria.com/uso-do-tenis-nas-atividades-fisicas/

https://vejario.abril.com.br/programe-se/dicas-para-escolher-o-tenis-certo-para-cada-atividade-fisica/ https://www.guiatenis.com/blog/tenis-para-academia/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *