Bebidas energéticas melhoram o desempenho no treino

Estudo recente realizado pela Universidade de Madrid em parceria com a Universidade Estadual de Londrina comprova que o consumo de bebidas energéticas aumenta o desempenho dos atletas. A pesquisa, publicada no European Journal of Nutrition, foi uma revisão de mais de 1005 artigos científicos relacionados ao assunto e confirma que os esportistas tiveram um ganho tanto na força muscular quanto em resistência em esportes.

Segundo nutricionistas, esses resultados estão associados, principalmente, às ações fisiológicas relacionadas à cafeína, taurina e vitaminas do complexo B que estão na fórmula desse produto.

A cafeína age no sistema nervoso e aumenta o estado de alerta, assim adia a fadiga e influenciar na percepção de esforço. Já a taurina tem ação detoxificante e auxilia o fígado na eliminação de substâncias tóxicas, aditivos, adoçantes, corantes, agrotóxicos, hormônios, que nos deixa cansados quando estão em excesso. Portanto, ao eliminá-las, os processos metabólicos passam a funcionar adequadamente”, explica a nutricionista. Além disso, por se tratar de um aminoácido, a taurina facilita a liberação de cálcio que age na contração muscular, importante para a performance no exercício.

As vitaminas do complexo B, que boa parte dos energéticos possuem, também têm função. Elas transformam os nutrientes que consumimos em energia.

Por isso, a bebida energética ideal é aquela que une esses três componentes: cafeína, taurina e vitaminas do complexo B.

Fonte:

https://www.revistafit.com/bebidas-energeticas-melhoram-o-desempenho-no-treino/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *