Confira mitos e verdades sobre o suco detox

Os sucos detox são muito utilizados por pessoas que desejam ter hábitos alimentares mais saudáveis. A vantagem desses sucos é a alta concentração de substâncias positivas para o corpo. Algumas, inclusive, auxiliam no combate aos radicais livres – moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo que podem causar doenças – e garantem que o organismo funcione melhor. Confira alguns mitos e verdades dos sucos detox:

– O QUE CARACTERIZA UM SUCO DETOX? O suco detox é uma mistura de frutas e vegetais naturais (como couve, ora pro nobis ou beterraba) e deve ser utilizado como um complemento da alimentação, não um substituto.

Mitos X Verdades

  • – OS SUCOS MANTÊM SUAS CARACTERÍSTICAS ANTIOXIDANTES HORAS DEPOIS DE SER FEITO?
    Mito. Os sucos devem ser feitos para consumo imediato, pois os antioxidantes são sensíveis à luz, ao oxigênio e ao calor do ambiente e perdem as propriedades em pouco depois do preparo.
  • ELES AJUDAM NO PROCESSO DO EMAGRECIMENTO?
    Depende. Eles são ótimos aliados para a perda de peso saudável. Mas devem ser combinados com atividades físicas e uma dieta balanceada. Apenas a ingestão do suco não é capaz de causar o emagrecimento.
  • PODEM SUBSTITUIR UMA REFEIÇÃO?
    Mito. Pessoas que utilizam dietas líquidas para substituir alimentos sólidos podem apresentar problemas de saúde como desnutrição. Para se manter saudável, o corpo precisa de vários nutrientes que estão presentes em outros grupos alimentares. Logo, um suco detox não restringe a alimentação de quem decide tomá-lo, mas não pode substituir uma refeição.
  • O SUCO DETOX TRAZ BENEFÍCIOS AO ORGANISMO?
    Verdade. O suco verde pode ser ingerido por qualquer pessoa, pois seus benefícios estão na rica carga nutricional dos vários alimentos presentes.
  • O MELHOR HORÁRIO PARA CONSUMO É NO PERÍODO DA MANHÃ?
    Mito. O suco detox é uma fonte de nutrientes importante, assim como os outros sucos de frutas naturais, e pode ser consumido a qualquer hora do dia, desde que seja imediatamente após o preparo.
  • ELES ELIMINAM TOXINAS DO ORGANISMO?
    Mito. O corpo humano possui seus próprios mecanismos para eliminar toxinas. Esses processos acontecem no fígado, que é muito eficiente, e nos rins. Os sucos detox com folhas verdes ajudam o fígado a metabolizar toxinas. Mas é impossível livrar o corpo de todas as toxinas, já que elas ficam junto das células adiposas, e não são metabolizadas pelo órgão em questão.
  • O SUCO DETOX É BOM PARA O SISTEMA IMUNOLÓGICO?
    Verdade. Os sucos detox são feitos a partir da combinação de frutas e vegetais ricos em fibras, minerais e vitaminas. São esses componentes que melhoram o sistema imunológico. Vale ressaltar que os sucos não são remédios, portanto não devem ser usados no lugar de medicações.
  • ELES FAZEM BEM PARA A PELE?
    Verdade. As vitaminas C, E, K e D e as fibras são facilmente encontradas nos sucos e ajudam na hidratação e na flexibilidade da pele. Já as propriedades antioxidantes combatem os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células.
  • HÁ CONTRAINDICAÇÃO PARA O SUCO DETOX?
    Mito. Na verdade, a contraindicação é para a dieta detox que promete emagrecer e livrar o corpo de toxinas. Dietas restritivas como essa podem ter o efeito oposto do prometido, provocando doenças como a desnutrição.
  • SE EU COMPRAR UM SUCO NO MERCADO OU NO DELIVERY ELE NÃO TERÁ MAIS AS PROPRIEDADES BENÉFICAS?
    Depende. O ideal é tomar imediatamente após o preparo porque o simples contato da fruta ou da verdura com as lâminas do processador já inicia o processo de perda de vitaminas. Mas, se comprar um suco pronto, observe a data de fabricação e opte por embalagens escuras, que retardam o processo de oxidação dos ingredientes por diminuir o contato com a luz. Quanto mais o suco ocupar o recipiente e mais vedada a embalagem estiver, menos contato o suco terá com o oxigênio, reduzindo as perdas.

É importante lembrar às pessoas que fazem acompanhamento médico para se consultarem antes de iniciar qualquer mudança na dieta que possa interferir qualquer tratamento.
Fonte Imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/alimento’>Alimento foto criado por jcomp – br.freepik.com</a>
Fonte Texto: https://www.gndi.com.br/saude/faq-s/mitos_e_verdades_sobre_o_suco_detox#:~:text=per%C3%ADodo%20da%20manh%C3%A3%3F-,Mito.,seja%20imediatamente%20ap%C3%B3s%20o%20preparo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *