5 Dicas de alongamentos para corrida

1) Alongamento para o tendão de Aquiles 

Nossos pés e tornozelos suportam todo o nosso peso enquanto corremos, sem contar o impacto que causamos sobre eles. Durante a fase de propulsão, a panturrilha e o tendão de Aquiles são contraídos, e o pé suporta o peso do corpo na medida em que a força é transferida para o solo para nos impulsionar para frente. 

Quanto mais corremos, mais nossas panturrilhas e tendões de Aquiles vão ficando mais rígidos. Por isso, um exercício interessante de alongamento para corrida é a dorsiflexão depois de correr. A dorsiflexão é o movimento de levantar os dedos dos pés.

Para alongar a região do tendão de Aquiles fique em pé com os pés separados na largura dos ombros, flexione um joelho e coloque mais peso sobre o pé. Você deve sentir um leve estiramento no calcanhar e no tendão. Para aumentar o alongamento, você pode colocar um pequeno livro embaixo dos dedos dos pés.

2) Alongamento para panturrilha

Assim como os tendões, as panturrilhas também merecem uma atenção especial. Dessa forma, um bom alongamento para corrida é encontrar um degrau ou um bloquinho que te deixe mais acima do solo. 

Para alongar a panturrilha basta você subir nesse degrau ou bloco com os dedos dos pés de maneira que o resto do seu pé fique no ar. Em seguida, deixe seus calcanhares irem em direção ao solo. Você sentirá um grande alongamento nas panturrilhas.

3) Alongamento dos isquiotibiais

Já sentiu uma dorzinha na parte posterior da coxa depois daquele treino pesado? Uma dor que até mesmo se você ficar sentado ela te incomoda? É sinal que você precisa realmente fazer um alongamento para corrida na região dos isquiotibiais, ou seja na parte posterior da coxa. 

Essa dor acontece porque os joelhos sempre permanecem ligeiramente flexionados durante a corrida, o que significa que eles nunca se alongam totalmente. Dessa forma, eles naturalmente ficam mais rígidos. A região da lombar também é uma área comum de rigidez. No exercício de alongamento  a seguir você pode aproveitar para ambas as regiões. 

Fique em pé com os pés ligeiramente mais fechados do que a largura dos ombros. Curve-se para a frente e tente tocar os dedos dos pés, empurrando os quadris para trás, mantendo as costas arredondadas. Você sentirá um estiramento na parte posterior das coxas e na parte inferior das costas.

Para aumentar o alongamento da região lombar, dobre ligeiramente os joelhos e junte os braços atrás deles, como se estivesse abraçando suas pernas. Lentamente, comece a esticar as pernas, mantendo os braços no mesmo lugar. Você sentirá o aumento da pressão de alongamento na parte inferior das costas.

Depois que a região lombar relaxar, volte ao alongamento inicial, sem abraçar as pernas. Desta vez, tente manter a parte inferior das costas reta, ou mesmo ligeiramente arqueada ao se inclinar para tocar os dedos dos pés. 

4) Alongamento do quadril

O quadril é uma região rígida em quase todas as pessoas e os corredores não ficam de fora da lista. Isso é reflexo principalmente da posição na qual ficamos boa parte do nosso dia. Ficar por horas sentado com as pernas em um ângulo de 90 ° em relação ao tronco faz com que os flexores do quadril fiquem mais tensos e mais curtos. O ato de correr também pode deixá-los rígidos. 

Dessa forma, fazer um alongamento nessa região pode beneficiar também para a corrida. 

5) Alongamentos para o corpo todo

Não apenas as pernas, panturrilhas e tendões precisam ser alongados. Nosso corpo todo é movimentado na corrida e por isso fazer exercícios que ativem as mais diversas regiões também são importantes. 

Fontes Texto:  kamelturismo.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *