Quais são os sintomas de retenção de líquido e o que fazer?

O que é retenção de líquido?

Para conhecer mais sobre os sintomas, é preciso entender o que é a retenção de líquido. Essa disfunção é caracterizada pelo acúmulo descomedido de líquidos nos tecidos do organismo, nos espaços entre as células.

Isso ocorre quando os nossos vasos sanguíneos liberam mais líquidos do que deveriam. As substâncias então se concentram no tecido subcutâneo, o que gera um inchaço, ou edema, como é dito no meio médico.

Portanto, quais são os sintomas da retenção de líquido? O inchaço pode se localizar em uma parte específica, como em tornozelos, pés ou abdômen. Mas também pode acabar se espalhando para o corpo todo, de forma mais grave e desconfortável. Para identificá-la, observe se as roupas que antes estavam ajustadas estão marcando a sua pele, como cano das meias ou cós das calças.

Outro sintoma é a redução da urina, pois o corpo tenta diminuir qualquer perda de água. Eliminamos uma grande parte dela na urina, então isso significa que você vai sentir menos a necessidade de fazer xixi.

Causas da retenção de líquido  

As principais causas da retenção de líquido incluem fatores simples, por exemplo, o sedentarismo, uma alimentação que inclua muito sal, embutidos e industrializados contém uma quantidade excedente de sódio, que, por sua vez, retém água.

Outra causa são alterações hormonais, durante períodos específicos, como pré-menstrual, gravidez ou menopausa. Pessoas com distúrbios na tireoide, como o hipotireoidismo, também estão sujeitas à retenção de líquido, pois a tireoide controla hormônios que contribuem para a regularização dos líquidos no corpo.

Outras possíveis causas envolvem problemas cardiovasculares, como hipertensão, insuficiência cardíaca e insuficiência venosa. Similarmente, a insuficiência renal (mau funcionamento dos rins) e a insuficiência hepática (mau funcionamento do fígado) são agentes da retenção de líquido, pois esses dois órgãos são extremamente importantes para a manutenção dos fluidos.

O que fazer? 

Hidrate-se!

Beba muita água, a medida indicada por especialistas é de 1,5 L a 3 L por dia. Essa quantidade pode aumentar no caso de dias muito quentes ou quando se pratica bastante atividade física. Opte por consumir frutas com grande quantidade de líquido, como melancia, melão e abacaxi..

Praticar atividades físicas

Inclua atividades físicas na sua rotina de forma regular, ao menos 30 minutos diários três vezes por semana. Se você trabalha o dia inteiro sentado, experimente levantar mais ou menos a cada duas horas, esticar as pernas e os braços, abrir e fechar as mãos algumas vezes, movimentar os pés para frente e para trás. Tente se alongar por cerca de 5 minutos de tempos em tempos.


Quando é hora de procurar um médico?

Quando as circunstâncias envolvem alterações hormonais, problemas cardiovasculares, renais ou hepáticos, procure acompanhamento médico. Ginecologista, endocrinologista, cardiologista e nefrologista saberão que exames pedir e qual é o melhor tratamento a ser realizado. 
Fique de olho!


Imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas’>Pessoas foto criado por javi_indy – br.freepik.com</a>

Fonte: https://www.tendaatacado.com.br/dicas/quais-sao-os-sintomas-de-retencao-de-liquido-e-o-que-fazer/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *